Quem somos nós?

São Paulo, SP, Brazil
Cacauí é uma empresa de eventos que busca estabelecer uma relação de simbiose entre fornecedores, consumidores e o meio ambiente, desenvolvendo suas atividades com base nos princípios do equilíbrio ambiental, do comércio ético-solidário e do consumo consciente e saudável.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Projeto "Encontro com a Suatentabilidade"


PROJETO “ENCONTRO COM A SUSTENTABILIDADE”
A cozinha sempre foi vista como o melhor lugar da casa para uma boa conversa, para integrar gerações e para despertar os nossos sentidos. Muitos dos ensinamentos passados na cozinha, por mães, tias e avós ficam na nossa memória desde a infância, e praticamente todos nós temos algum prato ou situação que nos remeta a uma boa lembrança. Mesmo aqueles que não têm o hábito de cozinhar se sente acolhido numa cozinha perfumada com seus aromas que aguçam nosso paladar e nos convidam para um mundo de texturas, cores e sabores.
Nas civilizações antigas, os banquetes gregos e romanos tinham função social e política muito forte. Na Grécia Clássica, eles aconteciam em forma de simpósios que tinham o papel de alimentar não só o corpo com saborosos pratos, mas também o espírito com temas para discussões intelectuais e troca de conhecimentos. Outras civilizações milenares como os persas e os chineses também tinham a tradição de cultuar o momento da alimentação como forma de comemoração, fechamento negócios importantes e aproximação dos comensais. Essa herança foi transmitida ao longo dos séculos e se perpetuou até os nossos dias. 
A Cacauí, há sete anos no mercado, promove a prática da sustentabilidade nos seus eventos e transmite esse conceito para toda a sua cadeia de valores através dos serviços de Buffet e processos de capacitação que atua.
Inspirados na nossa história pessoal e na história da alimentação, surgiu uma parceria entre a Cacauí e a consultora em sustentabilidade Patricia Meirelles para propormos um encontro para cozinhar, integrar e discutir a sustentabilidade num ambiente muito propício para isso – a Cozinha!
Acreditamos que abordar a sustentabilidade na cozinha nos permite trabalhar de forma lúdica e sistêmica temas que estão diretamente ligados ao nosso cotidiano, mas também nos dá visibilidade para discutir problemáticas socioambientais muito amplas e que nem sempre são vistas como uma responsabilidade do cidadão como indivíduo. Esta atividade nos possibilita aproximar tais problemáticas e demonstra a ligação direta existente com as nossas ações. Além disso, utilizar a produção de alimentos e o ato de compartilhar o que foi produzido gera cumplicidade entre o grupo e o consequentemente comprometimento com a causa e os temas abordados.
A ideia central é a realização de uma Oficina de sensibilização para a discussão e aplicação dos conceitos de sustentabilidade, utilizando como ferramenta o processo de produção de alimentos e os princípios da gastronomia sustentável.
Os participantes são convidados a vivenciar a produção de um cardápio, sugerido inicialmente pela equipe organizadora, e à medida que vamos cozinhando discutimos conceitos que irão desde temas diretamente ligados à alimentação, como agricultura orgânica, até temas globais como mudanças climáticas, conseguindo obter ao final do processo uma visão sistêmica de todos os temas trabalhados. Após a finalização da produção, os alimentos são compartilhados em uma mesa aconchegante, montada pelos participantes, onde poderemos concluir os assuntos abordados durante a produção. Todo o processo acontece com a facilitação de dois profissionais especializados em sustentabilidade e gastronomia.
As Oficinas acontecem em uma cozinha super simpática, onde todos os participantes colocarão a mão na massa. O período previsto para a atividade é de quatro horas com horários flexíveis de acordo com a disponibilidade do grupo e o número de participantes deve estar em torno de até 20 por grupo. São oferecidos insumos para produção, utensílios para montagem da mesa e material de apoio.
Temas Abordados
Consumo consciente - Produção orgânica - Gestão ambiental - água, energia, resíduos –
Cadeia de valores sustentável - Alimentação sustentável - Fair Trade ∕ Economia Solidária - Técnicas culinárias tradicionais brasileiras - Pegada Ecológica - História da Alimentação


Por Patricia Meirelles

Nenhum comentário: